1. SER HONESTO E DIGNO DE CONFIANÇA
Um Desenvolvedor de Software e tem o dever de ser honesto sobre suas limitações e competências, evitando conflito de interesses, colocando o bem-estar do grupo e a integridade das empresas sempre em primeiro plano, não fazendo declarações ou atos enganosas e/ou prejudiciais.
Dado o escopo da pesquisa e desenvolvimento, é de responsabilidade dos integrantes manter a privacidade e integridade dos dados e informações, assegurando sua proteção contra acesso não autorizado ou revelações acidentais a indivíduos não autorizados. Nenhum desenvolvedor de software deve acessar ou usar o sistema, o software ou o arquivo de dados sem permissão apropriada. Os desenvolvedores de software não devem utilizar de sua autoridade ou conhecimento especial para acessar qualquer informação privilegiada, exceto quando necessário para o cumprimento de suas obrigações e responsabilidades. Mesmo assim, tal acesso deve ser o mínimo necessário para a realização da tarefa, e deve ser condizente com a regulamentação interna da organização. Independentemente da forma de obtenção, administradores de sistema devem manter a confidencialidade de informações sigilosas e reservadas.
O respeito às obrigações de confidencialidade para com os dados das empresas/organizações é imprescindível, em todos os aspectos, sendo vetada a revelação de quaisquer informações internas para pessoas que não fazem parte do grupo de trabalho/desenvolvimento.
4. ADQUIRIR E MANTER A COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
A educação contínua é um requisito básico, com a finalidade de atualização e extensão dos conhecimentos teóricos e técnicos, seja através de estudo, prática e compartilhamento de informações e experiências com os companheiros e profissionais da área, devendo esta troca ser recíproca e mútua.
O alto nível de qualidade no trabalho é essencial, e o esforço para mantê-lo deve ser constante, assim como o profissionalismo em seu desenvolvimento. O comportamento ético deve ser também estendido à vida pessoal do Cientista da Computação e em outras Áreas co-relatas, devendo este ser correto em qualquer atitude que tomar, em qualquer âmbito.
A comunicação entre Cientistas da Computação e outras áreas co-relatas, deve ser feita de forma regular e transparente, contendo todas as informações que possam, de alguma maneira, afetar o trabalho. Devem ser reveladas para a equipe informações tais como: compartilhamento de recursos comuns, manutenção de segurança, ocorrência de monitoramento de sistemas, situações de emergência e outros assuntos relevantes.
É de suma importância aumentar o entendimento dos assuntos sociais e legais relativos aos ambientes computacionais, comunicando esta compreensão aos outros e encorajar a escrita e adoção de políticas e leis consistentes sobre sistemas de computação seguindo princípios éticos.
8. IDENTIFICAR CLARAMENTE SUA PRÓPRIA OPINIÃO
Nenhum Cientista da computação e áreas co-relatas, possui autoridade para falar ou dar declarações em nome da empresa/organização, de forma pública ou com a mídia, sem que esta responsabilidade lhe seja delegada pelo coordenador/gerente de projetos. As opiniões dos Cientistas da Computação e áreas co-relatas devem representar suas opiniões pessoais, e não a opinião do grupo/trabalho/organização, a menos que esta responsabilidade tenha sido diretamente delegada. Cada cientista da computação deve, sempre que consultado, apresentar sua opinião de maneira imparcial, devidamente acompanhada de observações sobre preferências pessoais ou falta de maior conhecimento. Quaisquer conflitos de interesse devem ser expostos imediatamente. Os membros do grupo/trabalho/organização devem entender e deixar claros estes aspectos a respeito de suas declarações, sejam elas verbais ou escritas.
Mauro Risonho de Paula Assumpção
Desenvolvedor de Software / Pentester, Analista de Segurança
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.